23 de jun. de 2009

Colômbia, o perigo é você querer ficar!


Desde a Venezuela resolvemos fazer nossa viagem completamente via terrestre pelo menos até Chile e o plano inicial é Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia e Chile. Agora com a Venezuela já vista, temos que encarar mais uma fronteira: Venezuela X Colômbia. Já havíamos lido que não seria muito fácil e sobre o quanto a policia tanto da venezuelana quanto colombiana eram mais corruptas do que todas as entidades publicas brasileiras juntas. Então resolvemos passar a fronteira durante o dia e em taxi coletivos que é muito comum na Venezuela, no taxi fomos com mais dois venezuelano, com apenas meia hora de viagem fomos parados a primeira vez pela policia, não sei por que a policia não queria saber nada sobre os venezuelanos só dos pobres estrangeiros, isso aconteceu todas as 9 vezes que fomos parados na mesma estrada, assim que o carro era parado e o policial percebia que haviam estrangeiros só queriam saber de nossos passaportes, na oitava vez o policial menos simpáticos de todos nos fez descer do carro, alegando que precisava dar uma conferida em nossos documentos e como se não bastasse isso nos fez retirar todas as nossas coisas da mochila, quando eu digo todas as coisas, foi realmente todas as coisas, vocês não tem idéia, tudo fora da mochila em um balcão em meio a estrada, as minhas coisa se quer o policial me deixou retirar ele mesmo fez o serviço enquanto eu só o olhava retirando até minhas calcinhas.... A situação foi um pouco tensa, tivemos que ficar lá mais ou menos uns 40 minutos até o taxista já familiarizado com os policiais por fazer o mesmo trajeto todos os dias ficar insistindo para que nos liberassem, assim depois de alguns minutos isso aconteceu e finalmente podemos continuar a nossa viagem.

A chegada na Colômbia foi um pouco tensa não só por conta de nosso incidente na fronteira, mas também por todo o histórico que a Colômbia tem marcada por tráficos de drogas e insegurança comandada pelas FARCs, menos assim embarcamos nesta aventura e nosso primeiro destino foi Santa Marta que nos daria acesso ao parque nacional Tayrona. Santa Marta é uma cidadezinha limpa, organizada, as margens do mar caribenho e de clima agradável porem poucas vezes é o lugar escolhidos pelos turistas para sua permanência, nos também ficamos pouco tempo quer dizer só o tempo de descansar da viagem e nos prepara para a longa caminhada até chegar ao parque Tayrona.

No começo eu que sou menos atlética do que Carles não estava muito entusiasmada, principalmente quando soube que para chegar ao primeiro camp teriamos que caminhar pelo menos 2 hora, hummm, falando em camp o parque tayrona ñ possui nenhuma construção de concreto, ou seja, lá só da para dormir de barraca ou em rede, o que faz do lugar ainda mais natural e fascinante.

O parque Tayrona possui três camp e para minha tristeza maior nos informaram que o terceiro era melhor e mais agradável, por tanto resolvemos aumentar nossa caminhada por mais 1 hora até chegar ao terceiro camp. Para minha surpresa o lugar é impressionantemente LINDO, não tenho outras palavras pra defini-lo. Completamente natural com praias maravilhosas para todos os gostos, com um verde incrível como nunca tinha visto em uma praia e com a maior concentração de estrangeiros por metros quadrados, não que isso seja tanta vantagem. Passamos 2 dias no parque aproveitando as praias e as belas paisagens.

Saindo do parque Tayrona fomos mais uma vez a Santa Marta nos recuperar da caminhada e depois seguimos para Taganga conhecida como um lugar maravilhoso pra a pratica de mergulho e além disso o lugar mais barato para se habitar e poder praticar em qualquer lugar do mundo. Diferente de Santa Marta, Taganga tem uma quantidade incrível de turistas coisas que eu não consegui entender o porquê durante os cinco dias que ficamos lá, porque a cidade é muito feia e suja, não diria que é o melhor lugar para passar as férias, a única coisa que torna o lugar suportável é o mergulho. A primeira coisa que fizemos já que estávamos muito curiosos foi procurar uma escola de mergulho, e começar as tentavas e depois sair daquele lugar o rápido possível. Logo começamos as aulas, a primeira foi em piscina para que padecemos nos familiarizarmos como o equipamento e nos preparar para mergulhar no mar, foi super agradável, aprovados na primeira parte no dia seguinte estávamos ansiosos para a primeira imersão no mar. Pegamos um barco e em mais ou menos 20 minutos chegamos em nosso destino, foi uma experiência maravilhosa, é pena que só penso nisso como uma experiência maravilhosa quando estou em terra firme e sem pensar que estou a pelo menos 10 metro a baixo em alto mar. Por tanto eu só me permitir fazer uma imersão e hoje poder dizer que uma vez na vida fiz um mergulho mas que não tenho mais pretensão de uma segunda vez. Carles com muito orgulho permaneceu no curso até o fim e hoje pode exibir orgulhosamente sua carteira de mergulhador.

Deixando Taganga agora vamos em direção a famosa Cartagena das Índias. Desde o primeiro momento me apaixonei pela cidade, que parece que foi projetada para todos os gostos. Cartagena esta dividida em duas. Para os amantes da historias tem o centro histórico, com arquitetura colonial e todo chame que o turista pode ter direito, já para os mais moderninhos tem a parte nova até chamada por alguns como a nova Miame, já com edifícios modernos, lojas e mais badalação. Cartagena é linda, cheia de chame e de romantismo, ficamos encantados com o lugar que até prolongamos nossa estadia.
A cidade é bastante procurada pelos turistas, o que não é para menos, passamos vários dias caminhando e descobrindo a cidade e em nossas andanças um dia resolvemos embarcar em um desses tours organizados por agencias de turismos para a gringolandia, fomos atraídos para um vulcão desativado com 240 metros de profundidade cheio de lama, lama essa que dizem ótima para pele. Fomos experimentar esse negocio, a primeira impressão pode ser a mais nojenta possível coisa que logo passa e vira uma grande bagunça. A lama é tão densa que se torna incapaz de qualquer pessoa afundar, isso independente do peso.





Ainda em terras colombianas partimos para Medellín, cidade grande e cheia de badalação, não permanecemos muito na cidade, costumamos pensar que toda cidade grande é igual. Bom,dizem que Medellín possui o teleférico mais algo dentro de uma cidade do mundo, e tem um clima mais fresco ou seja frio.

De Medellin seguimos para Ipiales cidade fronteira entre Colômbia e Equador. Ipielles é uma cidadezinha no alto da montanha e rodeada por mais um monte de montanhas, com uma paisagem linda e muito fria. Em Ipiales vamos nos despendido da Colômbia com um aperto no coração e já o gostinho de saudade.


Quero aproveitar pra ressaltar sobre a velha e má fama do país e dizer que o lugar é maravilhoso com uma gente amável e de comida agradável. Colômbia, o perigo é você querer ficar! O slogam criado ministério do turismo colombiano realmente faz jus ao lugar. Vale a pena quebrar as barreiras do tabu e conhece-lo.

20 de jun. de 2009

CURIOSIDADES sobre a VENEZUELA.

Desculpem-me amigos e leitores, mas anteriormente esqueci-me de relatar algumas coisas a respeito da Venezuela, fatos que durante o tempo em que estivemos por lá nos chamou bastante atenção, por isso que resolvi fazer mais um tópico, por que são coisas que acredito que vocês merecem saber.

  • O ilustre presidente venezuelano faz da Venezuela um país ainda mais cheio de mistérios e curiosidades. A primeira coisa que nos chamou atenção foi o preço da gasolina, para melhor falar o misero preço da gasolina. No Brasil todos os motoristas andam assustados com o aumento excessivo do preço da gasolina, já na Venezuela nenhum motorista saberia te dizer qual o valor de um litro do combustível. Se você perguntar a um taxista ele só vai poder te responder com quantos bolivares (moeda local) ele poderia encher o tanque de seu carro, porque é tão barato que seu valor se torna insignificante. Uma garrafa de água de 500 ml na Venezuela te custará muito mais do que um litro de gasolina. Em nossas contas pensando em reais, com apenas 5 reais é possível encher o tanque de um carro. Isso é incrível!


  • Outro fato que eu não diria curioso, mas sim assustador é o lema do exercito venezuelano que é: “Pátria: matar ou morrer”.

  • Todos os jornais do país Lula é sempre lembrado como grande amigo de Chávez. Às vezes deixa-se transparecer que são quase íntimos, até mesmo quando o Chávez deseja expulsar a Petrobrás de seu país. Por último a missão de Lula é intermediar um acordo de paz entre Venezuela e Estados Unidos.

  • Agora aqui vai uma dica para quem deseja viajar a Venezuela, é super importante se quer fazer de sua viagem mais barata é viajar com dólares e fazer o cambio já em terras venezuelanas. Dólares na Venezuela são bastante procurados já que em cambiar no banco é super complicado porque o governo sem muitas explicações faz disso complicado, talvez por algum motivo que não descobrimos durante o tempo que passamos lá, por tanto se você tem dólares facilmente ira trocar nas ruas ou mesmo no hotel onde se hospedará, no chamado "mercado negro" 1 dólar por 6 bolivares, fazendo assim de sua viagem mais barata e podendo se permitir um pouco mais de luxo.